Post Page Advertisement [Top]

Desenvolvimento Pessoal

SEJA UM GRANDE LÍDER: a diferença entre líder e chefe


Líder é quem motiva as pessoas; indica direção; mostra os caminhos; coloca dentro de cada pessoa o que elas precisam para seguir rumo a metas e objetivos.

Líder é quem influencia; inspira; dá o exemplo; cumpre o que promete e coloca em prática o discurso.

Líder é quem tem foco em resultado; quem sai na frente; define rumos; puxa a responsabilidade para si. Motiva, envolve, orienta, colabora e tira das pessoas o que possuem de melhor e ensina.

Na prática, o bom líder forma líderes. Ele sabe que é melhor multiplicar do que somar. Logo, quanto mais líderes você formar, mais força e resultados seu grupo terá.

Você é um bom líder?

Que habilidades as pessoas diretas a você precisam aprimorar para serem líderes? Identifique e ajude. Nunca se esqueça que um líder é um exemplo.

Ele sempre vai parabenizar os acertos e elogiar em grupo. E sempre vai criticar e repreender no particular.

Já que o líder possui habilidade para motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, ele também está sempre motivado, contagia o grupo com sua energia e entusiasmo.

Enquanto um chefe faz as pessoas cumprirem suas responsabilidades, o líder faz as pessoas produzirem sem que percebam as responsabilidades. O chefe exige obediência. O líder gera toda a motivação e o resultado que precisam.

Você precisa conquistar a liderança de forma natural. As pessoas precisam reconhecer sua liderança para te seguirem. A liderança imposta não fideliza, não gera respeito e inviabiliza a duplicação de suas ideias. 

O líder emite opiniões coerentes, justas e corretas. Por isso, as pessoas o seguem.

Um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com superiores. 

O líder de sucesso possui capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

E quando alguém da equipe comete um erro, o líder normalmente assume a responsabilidade pela falha.

E agora, vamos colocar sua liderança em prática?


Bottom Ad [Post Page]