Post Page Advertisement [Top]

NegóciosRecursos Humanos

Por que as empresas deveriam apostar mais nos jovens?


Vivemos em uma era onde tudo é urgente e rápido. Não há mais tempo de espera para aprender. Muitas vezes preferem fazer um cursinho (ou vários) em troca de ficar anos em uma faculdade que talvez sairá de lá muito mais despreparado para o mercado.

Por conta disso, as empresas estão deixando de lado o hábito de treinar pessoas jovens para contratar as que já possuem experiência na área. Assim o trabalho é muito mais rápido.

Porém, aí que está a grande questão: daqui a 5 anos, como estarão os nossos jovens? Se quando novos não lhe deram a oportunidade, quando adultos terão?

5 motivos do porque as empresas deveriam apostar mais nos jovens:


1- Jovens aprendem rápido.

É tudo novo quando algum jovem acaba de sair de uma faculdade ou de um curso profissionalizante. Além de ter "a cabeça mais fresca", a maioria está disposta a aprender como funciona o processo, as ferramentas e toda a organização da empresa. 

2- Eles são mais alegres.

São muito mais despertos e felizes durante o dia. Bater metas, criar e inovar dentro da empresa podem ser muito mais fáceis para eles.

3- São proativos.

Por ainda serem mais enérgicos e possuírem a ambição de conhecimento, podem ser muito mais proativos. Têm a iniciativa de fazer e querer que tal coisa aconteça, ou seja, gerar o resultado.

4- São mais fáceis de se moldarem conforme a cultura da empresa.

Por terem tido experiências anteriores com poucos meses/anos, ou até mesmo nenhuma, tem facilidade de se adaptar conforme as normas do trabalho. Ao invés de ficarem pensando, ou até mesmo falando, sobre as normas do trabalho anterior mais positivamente do que a atual.

5- Traz vantagem financeira para a empresa.

Entenda que, falar isso não é chamar os jovens de mão de obra barata. De jeito nenhum! Mas sabemos como o mercado funciona e os funcionários mais caros das empresas são aqueles já com experiência e anos trabalhando nela.

Bottom Ad [Post Page]