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Empreendedorismo

COMO AS CORES INFLUENCIAM SEU NEGÓCIO?


Há algum tempo, os cientistas têm estudado o efeito que as cores têm em nosso cérebro. Diante de pesquisas, eles descobriram que cada ser humano reage de uma maneira quando exposto à determinada tonalidade.

Aliás, hoje, já existem testes desenvolvidos para nos auxiliar na aquisição de conhecimento sobre nós mesmos por meio do poder de uma cor, o que é explicado pela psicologia das cores.

Diante disso, os negócios têm usado cada vez mais o elemento para atrair clientes e também destacar o diferencial de suas marcas.

Qual o significado das cores na psicologia?

Na psicologia das cores existem oito tipos de emoções primárias reconhecidas, sendo elas:


  • Aceitação,
  • Alegria,
  • Curiosidade,
  • Medo,
  • Nojo,
  • Raiva,
  • Surpresa,
  • Tristeza.

Tais sensações influenciam o comportamento das pessoas, segundo a psicologia. Confira a seguir as principais cores e os seus significados!

Vermelho

O vermelho evoca o dinamismo, ou seja, movimento e ação. A cor é capaz de estimular o corpo humano, transmitindo a ele alta intensidade e a sensação de confiança. As principais emoções atreladas a ela são a raiva, paixão, perigo e excitação.

Amarelo

O amarelo é a cor do otimismo e da alegria. Ele tem o poder de estimular a inteligência do ser humano e também a sua concentração. Não por acaso está atrelado ao idealismo e à sabedoria, mas também à inveja.

Azul

Por sua vez, o azul está atrelado à calma e serenidade. Isso porque a cor transmite uma sensação de paz e tranquilidade para quem a vê. Mas a tonalidade evoca também o conservadorismo e a frieza.

Verde

Símbolo da esperança e fertilidade, o verde é uma cor que remete a uma sensação de vitalidade e também calma, tranquilizando a pessoa. Essa cor também está associada à juventude, ao orgulho e à perseverança.

Branco

Uma das cores bases é o branco. Ele está ligado a uma sensação de limpeza e pureza, não por acaso, também evoca proteção e simplicidade. Nas culturas ocidentais está ligado ao casamento e ao recomeço, enquanto nas orientais é atrelado à morte.

Preto

O preto também tem uma simbologia forte. Apesar de estar associado à dor e à tristeza, também é visto como a cor do poder, do mistério, da sofisticação, da riqueza e da profundidade.

Qual a importância da psicologia das cores em uma marca?

A paleta de cores escolhida diz muito sobre uma marca. Portanto, é preciso checar se o seu negócio está transmitido a mensagem certa.

Por isso, o entendimento sobre a psicologia das cores é tão valioso! Veja a seguir alguns aspectos importantes sobre essa questão.

Apresentação para o mercado

Antes de qualquer coisa, é preciso entender sobre a psicologia das cores porque a compreensão dos seus significados é crucial para suas escolhas.

No entanto, também é necessário conhecer as tendências mercadológicas. A opção com base nesse último aspecto fará com que a sua apresentação para o mercado seja vista como algo moderno e antenado.

Estímulo de compra

Um estudo feito pela Quick Sprout mostrou que 85% dos consumidores apontaram a cor como a principal razão para a compra de um produto. A mesma pesquisa apontou que 90% das decisões de compra são tomadas com base em aspectos visuais.

Portanto, o negócio deve se preocupar em entender as preferências do seu público consumidor quanto às cores, a fim de oferecer o estímulo certo no momento em que ele for decidir sobre a compra.

Como saber quais as melhores cores para seu projeto?

Algumas conclusões gerais podem ser extraídas da psicologia das cores quanto às melhores tonalidades para um projeto.

Por exemplo, se você fará uma promoção de um produto, o uso do vermelho em suas peças publicitárias nas redes sociais consegue chamar a atenção da pessoa, afinal, a cor cria uma sensação de urgência.

Em outro caso, se for criar um vídeo voltado para o público feminino, evocando a temática romântica, a cor rosa pode ser a mais adequada.

Agora, se o produto estiver ligado à beleza e ao bem-estar, a cor roxa causa uma sensação de calma. Ela pode ser usada na embalagem e também no próprio visual do estabelecimento.

Já se a ideia é divulgar algo exclusivo, moderno e sofisticado, o preto deve predominar como um todo, além de estar atrelado a um visual o mais minimalista possível, usando o branco e o cinza como um dos principais contrastes.






Artigo completo em Hotmart

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