Post Page Advertisement [Top]

ProdutividadeRecursos Humanos

ANSIEDADE E ESTRESSE - COMO VIVER MELHOR


   Situações comuns e incômodas do dia a dia acontecem em todos os momentos. O trânsito ruim, problemas no trabalho, filas de banco, etc. Tudo isso, tem feito com que escutemos duas palavras om mais frequência: ansiedade e estresse. Com a vida moderna esses distúrbios se tornaram os transtornos psicológicos mais habituais, mas como identificá-los, diferenciá-los e trazer uma solução para esses problemas?

Sintomas dos ansiosos


   A ansiedade é uma sensação de receio, medo, apreensão, que evidencia um perigo e mau futuro carregado de angústia. Geralmente, por consequência desse medo desmedido, o indivíduo apresenta sintomas físicos como: tremores, inquietação, taquicardia, sudorese e outros.

Sinais do estresse


   Já o estresse é uma agressão por agentes de qualquer natureza, ou seja, pressão ou efeito do ambiente externo que reprime, exercendo uma força que nos leva a reagir de diferentes maneiras, seja por pressão familiar, do trabalho ou qualquer outra que atrapalha nossa clareza de pensamento e harmonia mental, podendo evoluir para sintomas físicos.

Semelhanças e diferenças


   O estresse e ansiedade não são sinônimos, nem coisas opostas. São sintomas semelhantes, com agentes desencadeadores diversos, com fundos específicos, dependendo de pessoa para pessoa.

   Apesar de apresentarem mudanças fisiológicas parecidas, como as palmas das mãos suadas e o aumento do ritmo do batimento cardíaco, eles não são a mesma coisa. Porém, normalmente, quando um é resolvido, o outro também "desaparece".

   Tanto a ansiedade como o estresse é natural do organismo às situações de medo, preocupação, irritação, cansaço e nervosismo, porém, se um ou outro perdura por muito tempo e interfere negativamente no dia a dia, é recomendável que o paciente procure ajuda de um psicólogo ou médico, para saber o que pode estar causando problema.

   A confusão entre os dois pode acontecer, justamente, porque o estresse pode ser causado pela ansiedade, afinal, é um fator culminante para que a pessoa se sinta estressada, quando se apercebe sobrecarregada, por exemplo. É mais difícil que o contrário aconteça, já que a ansiedade é um sentimento mais fluido que o estresse, podendo aparecer em vários momentos do dia mais facilmente que o estresse.

Como viver melhor


   Normalmente, pessoas que vivem em grandes cidades são mais propensas a desenvolverem essas condições, além de indivíduos que são muito atarefados e que seguem uma rotina intensa. Porém, é possível eliminar o problema de diferentes formas.

   Tanto a ansiedade quanto o estresse pode ser tratado através de medicamentos e acompanhamento psicológico, alguns casos são direcionados para o médico psiquiatra. Terapia, relaxamento, meditação, reflexão, oração, harmonização física e mental são opções para quem busca o autocontrole.

Bottom Ad [Post Page]