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É um fato que pessoas que falam bem, passam confiança e se comunicam de forma muito mais efetiva, tanto em apresentações ao público, como em reuniões de negócios e até mesmo em conversas informais do dia a dia. Contar uma história interessante e até mesmo fazer perguntas propícias no tempo certo são pontos positivos numa conversa. Abaixo estão 4 dicas que você deve usar diariamente para conseguir falar bem.
Saber conversar não é apenas passar informações, mas ter a habilidade de contar histórias interessantes e agradáveis e fazer perguntas certas no tempo certo.

1- Evite o "né?" nos finais de frase.

Muitas pessoas tem o costume de terminar a frase com uma pergunta, como o "né?", "ok?", "entende?"... Usar uma ou duas vezes ainda são suportáveis, mas usar continuamente pode fazer com que as pessoas se irritem e não sintam mais prazer em ouvi-lo e acabar ignorando o que você tem para falar. Tome consciência deles e os elimine.

2- Elimine o "ãããã..." de sua fala.

Isso é mais frequente quando é preciso falar em público, o nervosismo toma conta do momento e não o deixa pensar esclarecidamente e a consequência disso é o "ãããã.." no começo das frases e durante as pausas por não encontrar a expressão apropriada. É preciso que você tenha consciência desse ato para o eliminá-lo e após, aprender a pensar silenciosamente mesmo que passe alguns poucos minutos em silêncio.

3- Seja gentil.

Ninguém merece ter que ouvir alguém desagradável e grosseiro. Seja gentil e tenha empatia com seu ouvinte. Pode expressar essa gentileza no tom da voz, na escolha certa das palavras, na honestidade e ética. Atitudes gentis geram felicidade, alegria e sorrisos. Lembre-se que tratando bem as pessoas, estará firmando um relacionamento duradouro e amizades sinceras.

4- Fale no volume ideal e sem pressa.

É ruim conversar com que fala alto quase gritando pois acaba irritando a pessoa com o excesso de barulho, mas também não é nada legal conversar com quem fala muito baixo, sussurrando, já que mesmo estando perto, muitas vezes é impossível de ouvir. Mantenha um volume ideal da voz e fale sempre devagar, mas não quase parando. Fale de uma forma que não deixe a pessoa desmotivada em ouvi-lo.

5- Seja você mesmo.


Aplique as regras de comunicação, mas seja natural ao falar. Falar e agir com artificialismo pode fazer com que os ouvintes duvidem de suas palavras e intenções, ficando mais resistentes para ouvir. Mesmo que seja numa conversa séria ou numa reunião de negócios, fala de maneira natural e espontânea para as pessoas confiarem na sua mensagem.

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